1/31/2006

“Promoção da Boa Vizinhança

A Comissão de Moradores do Bairro Azul, dando cumprimento a um dos pontos do seu Programa de Actividades – Promoção da Boa Vizinhança tem vindo a colaborar com a Escola Marquesa de Alorna, com a Associação de Pais e com a PSP/Escola Segura, no sentido de minorar alguns dos problemas com que a Escola se debate (insucesso e abandono escolar, violência e insegurança) e obter uma maior integração da Escola na vida do Bairro.
_____________________________________________


Nesse sentido, e entre outras acções importantes que estão a decorrer, a Comissão de Moradores do Bairro Azul enviou à Senhora Ministra da Educação o documento e um pedido para que técnicos da DREL (engenheiros/arquitectos) elaborem um projecto e um orçamento/estimativa para a reabilitação, não só do edifício, mas também dos espaços verdes da Escola.

Foi também feito um pedido ao Senhor presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para que a CML se associe a este projecto, da forma que entender mais adequada, desde logo, por exemplo, através da cedência de plantas e mão de obra qualificada para a requalificação dos espaços verdes da Escola, actualmente completamente degradados.

Sob o lema proposto pelo Conselho Executivo, “Uma Escola para o Século XXI”, a Associação de Pais, a PSP/Escola Segura e a Comissão de Moradores do Bairro Azul estão empenhados em contribuir para dar corpo a este projecto.

Construída nos anos 50, em terrenos cedidos pela CML, e considerada uma Escola Modelo, a Escola Marquesa de Alorna, pela sua história, arquitectura e património (arquitectónico e humano) é uma Escola referência na nossa cidade que não pode continuar abandonada.

Outras acções a decorrer:

Integração da Escola no Bairro – O Teatro Aberto e a Mesquita associaram-se a este projecto realizando, para os alunos da escola, visitas guiadas aos seus espaços;

Segurança na Escola – a PSP/Escola Segura realiza, no dia 18 de Março, um dia dedicado à Segurança, cujo programa será apresentado na Escola, no dia 10 de Fevereiro às 9,30 horas.